data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Diretor do Colégio Adventista, Gelson Torman diz que a internet tem um papel fundamental
Há 80 anos no cenário da educação de Santa Maria, o Colégio Adventista, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, passa pela pandemia sem demitir funcionários e mantendo os investimentos previstos nas obras do novo prédio da escola. O espaço está em construção no mesmo terreno. Ao todo, a instituição atende 560 estudantes desde e Educação Infantil até o Ensino Médio.
Com as atividades presenciais nas escolas suspensas desde o mês de março, alunos e professores precisaram achar uma nova forma de aprender e ensinar os conteúdos que tradicionalmente eram repassados dentro de sala de aula.
VÍDEO: agricultores se preparam para uma nova temporada de seca
O diretor Gelson Torman, 50 anos, relembra que, durante as primeiras semanas de isolamento, o pensamento era de que o retorno presencial iria ocorrer de forma rápida. No entanto, a expectativa foi frustrada e, com isso, a internet se tornou um elo fundamental entre os profissionais da escola e os alunos.
- Foi um momento difícil para os alunos, pais, professores e funcionários. Para toda a população foi complicado entender o que estava acontecendo e, depois, de compreender que o período seria mais longo do que se imaginava. Foram muitos ajustes, mas pela competência da equipe, o trabalho está fluindo de maneira bem satisfatória - avalia o diretor.
Com os 57 empregados diretos mantidos no quadro, sem realizar demissões na pandemia, o pensamento, agora, é no retorno das atividades presenciais. Embora a prefeitura tenha autorizado que as turmas de Educação Infantil voltem a funcionar no município, o objetivo é retornar as atividades presenciais a partir de novembro.
- Para se ter uma ideia, desde maio, estamos com os projetos de retorno. Compramos os equipamentos necessários para a recepção e fomos ajustando os espaços, além de treinamentos. Nosso plano de contingência de retorno já está aprovado - afirma Torman.
VÍDEOS: no dia da Força Aérea, pilotos apresentam a rotina dos militares do ar
EXPANSÃO
Mesmo em meio à pandemia e com as incertezas quanto ao futuro, está em construção, no mesmo terreno onde funciona atualmente a escola, um novo prédio que irá abrigar os alunos. No total, serão 17 novas salas de aula.
- É um belo prédio. É um investimento que estamos fazendo acreditando na cidade e no desenvolvimento de Santa Maria. Estamos apostando que é possível, a despeito de qualquer dificuldade, crescer - avalia Gelson.